The Kitchen Challenge

by Federal University of Paraná, Brazil.

Submit your own idea/concept/solution

VERTICALIZANDO

6
2
innovation_w250h150o
concept Owners

Posted by Matheus Tureck - Last updated on 01-12-2014

Aprimoramentos no projeto, medidas, encaixes e funcionamento.

 

 

A proposta foi denominada "VERTICALIZANDO" devido a posição em que se encontra dentro da residência, de forma vertical, apoiada na parede ou em seus próprios pés de sustentação. O público alvo são os moradores de baixa renda com residências de tamanho muito limitado.  Um dos principais problemas apontados por eles era o de que as residências não tinham espaço suficiente em suas cozinhas para receber de forma agradavél possíveis visitantes, sendo assim, o projeto VERTICALIZANDO supre essa necessidade a partir do momento em que as pessoas o ativam.

O artefato funciona da seguinte forma: o tampo é pendulado para baixo, ou seja, para ativação da mesa basta puxar o tampo para cima e fazer o travamento.  Para o funcionamento sugiro dobradiças simples http://www.mahler.com.br/media/fotos/01026038066.jpg ) Junto ao conjunto, serão acrescentados 4 bancos móveis, nas medidas de  alt: 46 cm; larg: 30 cm e prof: 40 cm, fazendo com que juntos totalizem 1,20, tamanho frontal do artefato como um todo, quando a mesa ativada, eles servem para fazer refeições e eventuais atividades, quando desativado o artefato, os bancos ficam avulsos para diversos outros usos, promovendo a socialização e interação de que utiliza. (Optamos por bancos móveis e avulsos pois tem uma praticidade muito maior, atendendo melhor aos requisitos de interação do desafio!). A parte de cima serve para armazenagem de diversos produtos, prateleiras de aproximadamente 10cm de profundidade.

Ele será feito todo em pallet, para melhor aproveitamento, as medidas são semelhantes a de um pallet sem muitos cortes, para otimizar a montagem e reduzir custos com corte e etc. Apresenta apenas um conjunto de 4 braçadeiras, para que a mesa possa pendular e ser ativada, e parafusos para fixação das demais peças. Os bancos avulsos são feitos com o aproveitamento dos cortes do móvel maior. Os pés são retráteis de funcionamento semelhante ao da mesa, quando recolhidos ficamo embutidos junto a estrutura. 

Exemplo funcionamento:

Exemplo bancos: 

Ps: As cores da peça 1, o artefato principal, são ilustrativas, elas quando fabricadas vão seguir o padrão de cor dos bancos, de um marrom/madeira e tons de amarelo queimado, como acima. 

Comments

  1. Dinho Dinho

    Matheus e Barbara. Gostei bastante desta ideia, tem espaço para organização, tem o artifício para socialização (mesa) e ainda maximiza o aproveitamento de espaço. Farei algumas sugestões que talvez busquem uma excelência ergonômica: 1. Estas pernas (apoios) em vermelho, poderiam ser recuadas um pouco para dentro e também em formato de mão francesa, isto liberaria espaço de circulação nas extremidades da mesa, esta que avançará ambiente adentro quando ativada. 2. O tampo desta mesa também pode pendular para baixo, evitando possíveis acidentes e facilitando a ativação, uma vez que a peça toda terá 1,80 metros de altura, ela pode ficar um pouco alta para pessoas de baixa estatura e como para descer o tampo envolve-se esforço físico, uma pessoa da terceira idade, por exemplo, teria dificuldades com esta ativação. Desta forma ainda tem-se a parte das prateleiras liberadas para o acesso mesmo com a mesa desativada, o que não aconteceria com o tampo pendulando para cima. 3. Com o tampo pendulando para baixo, para não perder a ideia do banco, quando a mesa estiver desativada, pode-se incluir bancos soltos ao conjunto da ideia, sugiro 04 peças nas dimensões: alt: 46 cm; larg: 35 cm e prof: 35 cm. Lado a lado elas totalizarão 1,40 metros, o que pode ser a largura da peça total. E quando a mesa estiver ativada os mesmos bancos serão os acentos do conjunto, em virtude de serem peças soltas. De qualquer forma a ideia de vocês é bem legal, principalmente por que atendeu aos requisitos do desafio, estão de parabéns!

    1. Matheus Tureck Matheus Tureck

      Muito obrigado pelas dicas! As mudanças serão avaliadas e feitas sim, não havia pensado na possibilidade da mesa pendular para baixo, com isso, realmente ela se adéqua melhor a ideia do projeto. Obrigado!

  2. Isadora Dickie Isadora Dickie

    Olá Matheus e Bárbara! Obrigada por enviar seu conceito! Agora falta apenas uma etapa! Compartilhe o link do seu conceito nas redes sociais e por email com seus amigos! Quanto mais você compartilhar, mais chance tem de ganhar votos! Lembrando que a próxima etapa encerra-se no dia 12 de dezembro! Abraço em nome da Equipe SuM/BR!