BIODIVERSITY CONSERVATION AND BUSINESS – IS THAT POSSIBLE? LET´S FIND OUT TOGETHER!

Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

by Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Submit your own idea/concept/solution

BiodiverCidade

8
innovation_w250h150o
idea Owners

Posted by Marina Schuh on 23-11-2016 - Last updated on 23-11-2016

BiodiverCidade age in loco no problema de regularização fundiária, com bases multidisciplinares no sentido de promover a conservação da biodiversidade em áreas urbanas e criar vínculo entre a comunidade e o ambiente.

A sobreposição de riscos, problemas sociais e ambientais representa um grande desafio para as políticas públicas, que, na maioria das vezes, são compartimentalizadas segundo áreas de intervenção setorial.

Áreas de Preservação Permanente possuem a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. Essas áreas – como beira de córregos, rios e reservatórios, encostas íngremes, mangues, áreas alagáveis, fundos de vale - são submetidas à legislação específica onde a construção é vetada, e não interessam ao mercado legal, sendo áreas que “sobram” para a moradia de grande parte da população carente urbana. A ocupação dessas áreas, além de colocar em risco a integridade física dos moradores, causa danos ambientais e compromete a qualidade de vida na cidade como um todo.

Com base nessas problemáticas, o BiodiverCidade busca agir em comunidade carentes caracterizadas como áreas urbanas consolidadas inseridas em Áreas de Preservação Permanente (APP), visando:

- restaurar relações sociais e com o meio ambiente por meio de ações de estruturação comunitária como hortas, restauração florestal com espécies de interesse econômico e comércio local;

- sustentar ações de incremento à biodiversidade nas delimitações da APP e aproveitamento sustentável da biodiversidade nas regiões adjacentes;

- identificar qualidades e potenciais dos ambientes nativos e dar espaço à criatividade do povo local;

- proporcionar educação ambiental e o empoderamento da comunidade como “guardiões” destas áreas de importância ecológica e multiplicadores de conhecimento.

Comments