BIODIVERSITY CONSERVATION AND BUSINESS – IS THAT POSSIBLE? LET´S FIND OUT TOGETHER!

Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

by Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Submit your own idea/concept/solution

Matas Urbanas: ações de recuperação e paisagismo nativo em cidades

7
innovation_w250h150o
idea Owners

Posted by Pollyana Born on 23-11-2016 - Last updated on 23-11-2016

As grandes cidades não são imediatamente reconhecidas por serem espaços onde se faz a conservação da biodiversidade, mesmo sendo os primeiros ambientes a sofrer com problemas oriundos da degradação ambiental, como proliferação descontrolada de espécies exóticas, alterações microclimáticas e comprometimento dos cursos d´água. A conservação da biodiversidade nos ambientes urbanos é uma proposta ainda pouco explorada. Os projetos de paisagismo e jardinagem, que lidam diretamente com o ambiente urbano, dificilmente levam em conta seu importante papel para a conservação da natureza em cidades. Em muitos, a utilização de espécies exóticas invasoras em projetos de paisagismo ainda é feita sem critério. Em Curitiba existem iniciativas da prefeitura e de grupos de indivíduos e instituições, mas que ainda não alcançam a abrangência necessária para trazer benefícios para a população em larga escala. Entre esses benefícios, estão a implantação de áreas naturais de lazer e recreação em bosques particulares, pomares nativos e recuperação de nascentes e cursos d´água em ambientes urbanos. A Matas Urbanas é uma proposta de consultoria ambiental especializada em recuperação de biodiversidade e de áreas degradadas. Sua proposta de valor é a conservação de biodiversidade em ambientes urbanos por meio da recuperação de áreas verdes nativas, entregando aos clientes áreas de lazer e contemplação, fontes de água potável e áreas produtivas nativas. As atividades-chave da empresa serão a implantação de projetos de paisagismo e jardinagem com espécies nativas, recuperação de fontes e nascentes de água (quando possível, resgatando a potabilidade da água para fornecer ao cliente uma fonte adicional à água canalizada), controle de espécies exóticas invasoras e assessoria a proprietários interessados em criar RPPNMs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipais). Os potenciais clientes são as empresas com condicionantes ambientais ou programas de responsabilidade socioambiental, condomínios, colégios, etc. Por ser concebida nos moldes de um negócio social, a empresa será comprometida em reverter seus lucros para o subsídio do trabalho em comunidades de baixa renda, que são usualmente as mais sujeitas às alterações ambientais, como enchentes e escassez de água, e com menos acesso a áreas naturais para seu lazer. Com isso, a Matas Urbanas espera não apenas contribuir para a recuperação e conservação da biodiversidade em cidades, mas também para facilitar o acesso de todos aos bens naturais, tão importantes na formação do indivíduo e da sociedade.

Os aspectos de sustentabilidade ambiental derivam da recuperação de áreas verdes em cidades, além da contribuição para a popularização do uso de espécies nativas em no paisagismo urbano. O trabalho em comunidades de baixa renda servirá para melhorar a qualidade ambiental desses locais, criando novas manchas verdes em regiões da cidade menos visadas em projetos ambientais e reduzindo a vulnerabilidade dessas populações a escassez de água, eventos climáticos e proporcionando mais locais para lazer e contemplação. Esses últimos aspectos evidenciam a sustentabilidade social da Matas Urbanas.

Quanto à sustentabilidade econômica da empresa, a concorrência se dará com várias outras empresas de consultoria convencionais. Entretanto, os aspectos inovadores, como o foco na biodiversidade urbana e a reversão do lucro para trabalhos sociais podem ser um atrativo e um diferencial para levar a Matas Urbanas a ser líder na recuperação e conservação da paisagem urbana.

 

Comments